Humildade....sempre!.

terça-feira, julho 31

Quem não gostaria?

Todos nós gostaríamos de trilhar uma senda onde não houvesse pedras a machucar os nossos pés, nem espinhos e nem dificuldades a serem vencidas,e sim uma paisagem repleta de flores perfumadas. No entanto, sem que desejemos nem planejemos, tudo isto nos chega como se tivesse sido um convite feito por nós. 

O que fazer quando isto acontece? Blasfemar? Questionar o Deus da vida? Revoltar-se? Deprimir-se? 

Não!! Nenhuma destas escolhas resolverá o problema modificando o panorama.Se entendermos que há fatos na nossa vida que não podemos mudar, a aceitação madura é o primeiro passo para que possamos atravessar o período difícil sem amargura na alma mas com a esperança viva de que nós sairemos da peleja não só vitoriosos como mais fortalecidos.

Deus nos criou para sermos felizes, sim; mas já compreendemos que a felicidade é feita de momentos e que, para algumas pessoas, estes momentos são mais frequentes e mais intensos. Será então que Deus privilegia uns em detrimento de outros? Claro que não!! tudo depende do ponto de vista que se enxerga e interpreta os fatos. Assim, o que para uns significa uma tragédia levando-os ao desespero, para outros, os mesmos fatos são apenas circunstâncias desagradáveis e facilmente superáveis.

Elevemos o nosso pensamento ao Altíssimo e roguemos a Ele que nos dê paciência, discernimento e, sobretudo, aceitação do que não podemos mudar, a fim de que a paz e a serenidade sejam as nossas mais fiéis companheiras no nosso dia-a-dia. 
Sem paz e serenidade a vida torna-se bem mais difícil... 
soninha

segunda-feira, julho 30


“A velhice é uma tirania que proíbe, sob pena de morte, todos os prazeres da juventude.”

François, Duque de La Rochefoucauld 

abçs,

domingo, julho 29

Quando procurar o geriatra ?


Cada vez mais ouvimos as perguntas “Quando procurar o médico geriatra? Com que idade? O que este profissional pode fazer pela nossa saúde?”.

Um geriatra é um médico generalista e especialista a um só tempo. O que isto quer dizer? Médico generalista é aquele que sabe de tudo um pouco. Médico especialista é aquele que domina uma determinada área do conhecimento médico e se torna referência nesta área até mesmo para os outros médicos. Como generalista, o geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo; além disto, como conhece razoavelmente bem cada área da medicina, sabe onde seu conhecimento termina e onde deve contar com o auxílio de um especialista e encaminhar o paciente de forma correta. Para isto, ele estuda muita Clínica Médica, Cardiologia, Psiquiatria, Neurologia, Pneumologia, Nefrologia, etc. Mas o geriatra é também um especialista: é a única especialidade da medicina que se dedica a estudar o idoso e o processo de envelhecimento. Nesta área, o geriatra é referência para os outros especialistas. 

O geriatra se preocupa, portanto, com todos os aspectos da saúde do idoso, mas vê sempre todas elas de acordo com as particularidades da saúde diante do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria é das poucas especialidades que se dedicam ao indivíduo como um todo e a única que estuda o processo de envelhecimento.

Ter um geriatra é ter o seu médico e não um médico para cada órgão ou doença. Aquele que lhe conhece e pode lhe atender, apoiar e orientar a qualquer hora em qualquer dia, no consultório, na sua casa e até dentro do hospital se for necessário. O geriatra também resgata a figura - tão saudosa e necessária nos dias de hoje em que o anonimato é a regra - do médico da família. Aquele a quem sabemos que podemos recorrer, seja quando só precisamos sanar uma dúvida, seja quando precisamos pedir socorro. 

E faz diferença pensar no envelhecimento?

Diversas modificações acontecem durante o nosso envelhecimento, e estas alterações são de início precoce. Como veremos, embora sempre haja o que se fazer para melhorar a qualidade de vida de um idoso, existem idosos que envelheceram bem e idosos que envelheceram mal. E escolher que tipo de idoso queremos ser é privilégio de quem é jovem e está disposto a planejar o seu envelhecimento.
Dr. Thiago Monaco


abçs,

Esfiha de carne moída com massa de batata

Ingredientes:

Massa: 

. 2 batatas (200 g) 
. 1 tablete de fermento biológico (15 g) 
. 1 colher (sobremesa) de açúcar 
. 2 colheres (sopa) de azeite 
. ½ xícara (chá) de leite 
. 1 ovo 
. 1 colher (sobremesa) de sal 
. 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio:

. 2 colheres (sopa) de óleo 
. 500 g de carne moída 
. Suco de ½ limão 
. Sal e pimenta a gosto 
. 1 cebola média bem picada 
. ½ pimentão vermelho cortado em pequenos cubos 
. Salsa picada a gosto 
. 1 colher (chá) de orégano 
. 1 gema batida para pincelar
Modo de preparo:

Massa: 

- Descasque e cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias. 
- Escorra e, ainda quente, passe-as no espremedor. Reserve. 
- Numa tigela, dilua o fermento no açúcar, junte o azeite, o leite morno, o ovo levemente batido, o sal, a batata reservada e, aos poucos, a farinha. 
- Trabalhe a massa, até soltar das mãos. 
- Coloque em uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.

Recheio: 

- Em uma panela, aqueça o óleo, junte a carne e mexa até cozinhar. 
- Ponha o suco de limão, o sal, a pimenta, a cebola, o pimentão e cozinhe até secar o líquido. - Desligue o fogo, adicione a salsa e o orégano. Deixe esfriar. 
- Com um rolo, abra a massa, corte em círculos de 12 cm de diâmetro, recheie e molde as esfihas. - Ponha-as em uma assadeira untada com óleo e asse no forno, preaquecido a 180 °C, por 30 minutos. 
-Retire do forno, pincele com a gema e asse por mais 10 minutos.


abçs,

sexta-feira, julho 27

Coca Cola...algo diferente!

Propaganda antiga de coca cola

Primeira Coca-cola foi vendida em 1886
A primeira garrafa de Coca-Cola foi vendida no dia 08 de maio de 1886, em Atlanta, EUA. Criada pelo farmacêutico John S. Pemberton, a bebida era inicialmente vendida como um xarope capaz de curar "todos os males da alma e do corpo" por apenas $5 cents. Por dificuldades financeiras, Pemberton vendeu a fórmula para o empresário Asa G. Candle em 1891, que criou a The Coca-Cola Company.

No Brasil, o refrigerante chegou informalmente em 1941, no Recife e foi produzida inicialmente pela Fábrica de Água Mineral Santa Clara, até que fossem instaladas minifábricas na capital pernambucana e em Natal, no Rio Grande do Norte. O local era conhecido como "Corredor da Vitória", parada obrigatória dos navios para a Europa em plena Segunda Guerra Mundial.

A primeira fábrica da Coca-cola foi instalada na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. De onde, em 18 de abril de 1942, saíam da Rio de Janeiro Refrescos as primeiras garrafinhas de 185 ml.

Fonte: JB Online
Garrafas de coca cola desde 1886


Um velhinho simpático, gordinho, com barba branca, vestido de vermelho e branco… e tomando refrigerante. essa foi a concepção que o ilustrador americano Haddon Sundblom teve ao ser convidado pela Coca-Cola para desenvolver sua campanha de Natal de 1931. Isso foi uma grande jogada de Marketing da empresa para conquistar um público mais jovem e impulsionar as vendas.
Da esquerda para a direita: 1899 – 1900 – 1915 – 1916 – 1957 – 1986


Criadas por Roberto Cavalli em 2008


Desenhada por Nathalie Rykiel, esta garrafa de 
Coca-Cola Light é uma edição especial de 20 anos


Estas 8 garrafas foram criadas para serem vendidas no 
verão em 2009 nos Estados Unidos.


Com temas de natação, ciclismo, basquete, futebol, ginástica olímpica, vôlei,
 badminton e tênis de mesa esta edição da Coca-Cola foi feita para os
 Jogos Olímpicos de Barcelona em 92.

Promoção Coca Cola 2012 - Felicidade Retornável, Tampinhas


Em 2012 para comemorar seus 125 anos a Coca-Cola relança a sua primeira garrafa de vidro. 
Batizada de Hutchinson, foi criada em 1899, e seu valor foi de 1,99 libra.


Não esqueça! Reciclar é preciso...


Design Jean Paul Gautier

há mais...muito mais!!

abçs.

quinta-feira, julho 26

A origem e o significado do Dia dos Avós

O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, sendo que inicialmente era comemorada no dia 20 de março, devido a uma associação com São José.

Depois de um tempo, a data foi transferida para 16 de agosto, em virtude da celebração da Assunção de Nossa Senhora. Por fim, o Papa Paulo VI determinou que a data para celebrar os pais de Maria seria 26 de julho

Um abração em todos os avós do planeta..

DIA DOS AVÓS!!



De uma AVÓ para todos os AVÓS do mundo, um abraço muito especial neste dia que é, a nós, dedicado.

Estes dias eu conjecturava a possibilidade de criarmos o DIA DOS NETOS pois, assim como os avós são importantes para estes, eles o são muito mais para os avós. E, se muitas pessoas se tornam mais doces e mais humanas vivenciando a experiência de serem avós, isto acontece porque EXISTEM os NETOS!

Então, neste dia que é nosso, eu, particularmente, agradeço a Deus pelos netos maravilhosos que Ele me deu: Ludmila , Natássia, Gabriela,Argemiro Neto e Rafaela.

Obrigada Senhor por me haver permitido, nesta existência ser um pouquinho melhor em sendo avó e creio que está na hora de me permitir ser bisa. Que tal??

beijinhos...

sexta-feira, julho 20

oi


20 de julho: DIA DO AMIGO!


A todos os amigos virtuais o nosso afetuoso abraço

bjs,soninha

segunda-feira, julho 16

domingo, julho 15

A DANÇA E O IDOSO


Uma pesquisa, realizada pelo setor de Gerontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), envolvendo dança e idosos comprova que a atividade, além de exercitar o corpo, faz bem para a memória.

Habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade também são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos.

Com a idade, eles deixam de exercitar a área do cérebro responsável por essas ações para estimular outras regiões como a que controla a ansiedade e a motivação.

Segundo os pesquisadores, quando dançam, os idosos fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e mostram concentração acima do normal para não invadirem o espaço do parceiro. Além disso, se lembram de experiências e sensações vividas no passado, quando a música os remete à juventude.

Para os pesquisadores, os resultados da pesquisa demonstram que a saúde dos idosos depende de fatores práticos e não apenas de investimento em saúde.

Eles acreditam que medidas simples podem garantir uma velhice saudável e feliz, e também alertam para a importância da saúde emocional nos idosos.

abçs,

quinta-feira, julho 12

OSTEOPOROSE III



Assim como a massa muscular diminui ao avançar a idade,acontece o mesmo com a massa óssea tornando os ossos frágeis e quebradiços.Ressaltamos que o tecido ósseo se renova ao longo da vida mas algumas pessoas não tiveram uma dieta rica em cálcio na sua infância e juventude e os resultados negativos apresentar-se-ão na terceira idade.

Nas primeiras décadas predomina a formação óssea e por último a atividade de reabsorção óssea.Assim,a massa óssea começa a diminuir gradativamente a partir dos cinqüenta anos de idade para a grande maioria das pessoas.
O cálcio,fundamental na estruturação óssea,é absorvido em parte e também eliminada uma parte através da urina.Se a ingestão dele for abaixo do que está sendo elimindao o organismo entra em carência e, como nosso organismo precisa dele na fisiologia de outros órgãos vitais ele passa a retirá-lo dos ossos a fim de suprir a sua necessidade imediata, começando a surgir uma provável osteoporose.Digo provável,porque a densintometria óssea poderá detectar a perda óssea ainda na fase de osteopenia que poderá receber tratamento médico adequado a fim de prevenir a osteoporose.
Os ossos além de se tornarem frágeis e quebradiços poderão desgastar causando a redução da estatura do indivíduo.Os discos vertebrais se encurtam e,consequentemente a pessoa se torna um pouco mais baixa.
As fraturas que mais acontecem são:

- fraturas de punho,

- fraturas de úmero (osso do braço que vai do ombro ao cotovelo) e

- vértebras, costelas e, principalmente, a do colo do fêmur (osso único da coxa)
Muitos idosos recuperam-se parcialmente carregando sequelas até o fim da vida e outros ficarão acamados e poderão desenvolver : 
- complicações circulatórias- infecções respiratórias- surgimento do diabetes- escaras de decúbito- trombose- embolia
O mais grave: infecções generalizadas que poderão levar à septicemia e eventual morte. 
Medidas preventivas:
- vitamina D
- banho de sol
- exercício físico
- reposição hormonal
- evitar quedas e trauma
**Ingestão de leite e derivados é importante mas quem sofre de intolerância à lactose deve buscar orientação do (a) nutricionista a fim de prescrever uma dieta alternativa. 
Os Fatores de Risco para a Osteoporose
fumo
bebida alcoólica
baixo peso
baixa estatura com ossatura delicada
sedentarismo
idade avançada
uso contínuo de certos medicamentos como:
corticoesteróides
anticonvuldivantes
ou metotrexatedroga usada no tratamentodo câncer,doenças auto-imunes e na indução do aborto
ingestão inadequada de cálcio;
ser da raça branca
raça asiática.
** A história familiar de fratura é muito importante! 
Como vêem, quase tudo é possível a prevenção.


ATENÇÃO! Voltei a enfatizar o assunto porque ele é extremamente sério.


bjs,soninha

quarta-feira, julho 11

Ansiedade nos idosos / Transtorno do pânico e agorafobia



Caracterizado por ataques espontâneos de pânico, podendo estar associado com agorafobia (medo de permanecer em lugares abertos, fora de casa, sozinho ou no meio de uma multidão).

Agorafobia pode ocorrer isolada sozinha, embora os pacientes em geral tenham ataques de pânico associados.

As crises de pânico, consistem em períodos de Ansiedade intensa e são acompanhados de alguns sintomas específicos como : taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar e sensação de irrealidade.

A freqüência da crise,varia de pessoa para pessoa e a duração é variável. A pessoa costuma apresentar alguns pensamentos catastróficos: perdendo o controle, desmaio ou morte. A ansiedade antecipatória caracteriza-se pela sensação da iminência de pânico, impotência ou humilhação.

A Síndrome do Pânico é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estando presente na Classificação Internacional de Doenças (CID 10).
Sinais e sintomas 
Palpitações e sudoreses;Tremores;Sensação de dispnéia ou sufocamento;Sensações de asfixia;Dor e desconforto torácico;Náuseas e desconforto abdominal;Sensação de tontura, vertigens e desmaios;Desrealização;Medo de perder o controle;Medo de morrer;Parestesias (torpor ou sensação de formigamento);Calafrios e ondas de calor.
Fabiana Gonçalves Boccia Viscaino * 
* Enfermeira e pós-graduanda do curso Saúde e Medicina Geriátrica da Metrocamp
abraços...

terça-feira, julho 10

segunda-feira, julho 9

O IDOSO E A BURSITE





Muito comum escutar IDOSOS se queixando de "BURSITE".

Alguns sabem do que se trata, mas será que todos sabem?

O Dr. Drauzio Varela nos ensina:

Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos OMBROS, COTOVELOS e JOELHOS. Mas ocorre também no QUADRIL,CALCANHAR,PÉ (parte interna) ETC. 

SINTOMAS 

Os sintomas mais comuns da bursite são: 

* Dor; 
* Edema (inchaço); 
* Inflamação; 
* Restrição de movimento. 

CAUSAS 

Entre as causas da bursite destacam-se: 

* Traumatismos; 
* Infecções; 
* Lesões por esforço; 
* Uso excessivo das articulações; 
* Movimentos repetitivo; 
* Artrite (inflamação das articulações); 
* Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação). 

TRATAMENTO 

O tratamento deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica. 

RECOMENDAÇÕES 

* Não se automedique. Analgésicos podem ser contraindicados para mulheres grávidas e pessoas com histórico de úlcera; 

* Deixe a área afetada descansar o máximo possível; 

* Faça aplicações de gelo no local; 

* Procure descobrir as atividades que disparam o processo inflamatório e evite-as; 

* Faça exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou fisioterapia apenas sob a orientação de um profissional especializado. 

ADVERTÊNCIA 

- Pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser indicativas de um problema cardíaco e não de bursite. 

- Procure assistência médica para diagnóstico e tratamento, se necessário. 


abraços...


sexta-feira, julho 6

NOITES


Noites feitas de saudade,
de lembranças, de meiguice... 
- Tão curtas na mocidade
e tão longas na velhice!

Alfredo de Castro
Nasceu em Pouso Alegre, MG, em 8 de junho de 1922. Filho de Rodrigo Pereira de Castro e de Amália de Castro. Casado com Haydée Coutinho de Castro. Teve 4 filhos: Jane, Edna, Sued e Udiléia, 10 netos e 2 bisnetas. 
Bacharel em Direito e Técnico em Contabilidade. Gerente-Adjunto aposentado da Caixa Econômica Federal. Náufrago de guerra do navio “Afonso Pena”, torpedeado em 02.03.1943 e Ex-Combatente do Exército Brasileiro no último conflito mundial. 
Ocupou a Cadeira nº 32 da antiga Arcádia de Pouso Alegre, fundada pelo Dr. Jorge Beltrão. Membro efetivo da AHARPA (Associação Histórica e Artística de Pouso Alegre). Membro atuante da UBT (União Brasileira de Trovadores) Nacional. Colaborou com vários jornais, revistas, mostras de arte e coletâneas em todo o país, inclusive em “Meus irmãos os trovadores” de Luiz Otávio. Em sua galeria, há duas centenas de troféus, medalhas, cartões de prata e diplomas, como prêmios por sua participação em Concursos de Trovas e em Jogos Florais. Membro fundador da Academia Pouso-alegrense de Letras, ocupava a Cadeira nº 18, cujo patrono é Dr. José Antônio Garcia Coutinho. 
Publicou: “Fagulhas Evangélicas”, trovas, 1953; “Torpedeamento”, poema, 1955. Participou das seguintes coletâneas publicadas pela Arcádia de Pouso Alegre: “Coletânea Poética”, sonetos, 1955; “5 Poetas em l Livro”, sonetos, 1956; “Cigarras em Desfile”, trovas, 1957; “Garimpeiros de Sonhos”, sonetos, 1957; “Cantigas de Pouso Alegre”, trovas, 1963; “Enquanto o Mandu Corre”, trovas, 1964; “Na Taça da Saudade”, trovas, 1979; “Em Prosa e Verso”, sonetos, trovas e contos, publicados pela Academia Pouso-alegrense de Letras, 1996, “Cantigas do Mandu”, trovas, 1998; “Em Prosa e Verso II”, publicação da Academia Pouso-alegrense de Letras, 2005.

abçs,

quinta-feira, julho 5

Benefícios da Natação na Terceira Idade


Considerada como remédio para o corpo e alma, a natação, sobretudo a hidroginástica, é o exercício ideal para as pessoas idosas, que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose. Além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea. Porque, na água, são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas.

Benéfica para a terceira idade, a natação pode interferir na freqüência cardíaca, no consumo de oxigênio, entre outras reações do organismo. Entre os benefícios, os mais observados estão o aumento da disposição no dia-a-dia, a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam, bem como melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, o que diminui os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres.

Outro aspecto muito importante também observado é a oportunidade de sociabilização que práticas como a natação oferecem aos idosos, que passam a se entrosar mais com as pessoas, e fazer grupos de amigos que compartilham da mesma atividade.

Com isso, além dos aspectos ligados à saúde, a prática da natação traz inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças ocorridas nesta fase da vida. No horário em que está praticando o exercício físico, o idoso reserva um momento e tempo para si próprio, para cuidar de sua beleza, de sua saúde e reflexão sobre sua vida, medidas que afastam a depressão e pensamentos aflitivos, comum a muitos integrantes da terceira idade.
** No inverno frequente piscinas aquecidas! 


abçs,

Paz!